Essas dicas serão mais útil para campanhas e aventuras usando os
sistemas D&D, Old Dragon, Pathfinder, Barebones, Might Blade e
outros parecidos
Muitos DM adoram ( ou odeiam ) mortos vivos.
Pessoalmente eu adoro ( e muito ) esses queridos corpos e almas em
estado de semi-vida. Sempre que eu tenho alguma dúvida sobra qual tipo
de monstros colocar em uma aventura aonde ainda tem “espaço” sobrando,
mortos vivos se encaixam perfeitamente.
Na maioria de sistemas
existem uma variedade inacreditável de criaturas, e nos que não tem
bestiários ou livros do tipo, nada mais fácil do que adaptar nossos
queridos seres decompostos para adicionar em nossa aventura de RPG de
mesa.
Infelizmente, conforme o grupo vai ficar cada vez mais
forte, usar esqueletos e zumbis fica cada vez menos prazeroso de serem
usados ( e são os que eu mais adoro! ). Claro que você poderia usar
templates ou simplesmente aumentar suas características para aumentar o
desafio dos encontros e batalhas mas mesmo assim depois de um tempo os
heróis serão muito fortes para usar eles de qualquer forma.
Bem,
reuni aqui 5 dicas para mudar como você pode usar esses queridos mortos
vivos sem mente em suas campanhas, não importando o nível de seus
heróis.
1) Hive Mind
O
grupo se movia em silencio pelo cemitério tomando todo o cuidado para
desviar dos zumbis. Do nada e sem aviso cada zumbi para e se vira para
eles. Como uma única criatura eles começam a atacar o grupo numa turba
de corpos.
Mortos vivos de nível baixo geralmente não são
muitos espertos. Eles podem ser enganados ou mesmo ignorados com algum
planejamento antecipado. Mas e se alguma inteligência superior
controlasse as mentes de um exercito de mortos vivos com um simples
pensamento? Imagine um poderoso Necromante ou um morto vivo inteligente e
muito poderoso que possa controlar massas de mortos vivos normalmente
inúteis como marionetes, Do nada, um encontro que normalmente seria
desviado não poderá ser mais. Um campo repleto de criaturas antes não
tão perigosas agora se torna algo muito mortal porque eles agem com uma
única consciência. Presumindo que os PC percebam isso, eles terão que
tentar eliminar esses zumbis que agem como um único ser para tentar
alcançar o real mestre. E caso não percebam…bem, boa sorte.
2 ) Caçadores
Ajudados
por magia, os heróis se movem sem serem detectados pelo campo. Os
zumbis não podem nem vê-los nem ouvi-los graças as magias de proteção do
Mago. Contudo, assim que eles param para tentar achar a direção
correta, um dos mortos vivos se vira e vai em direção a Druida. É quase
como se eles pudessem perceber ela através do véu magico.
A
maioria dos mortos vivos ira atacar os vivos por nenhum outro motivo
além deles estarem vivos, mas e se os mortos vivos tivessem a habilidade
de detectar algo além de sons e cheiros? E se os mortos vivos pudessem
perceber de uma maneira que permitissem detectar uma vitima em
potencial? Isso poderia ser um sentido magico inato, um faro para
energias arcanas ou algo mais sinistro. Talvez as energias negativas
reajam tão forte com as energias divinas que ele poderia achar aqueles
que usam essa energia dos deuses? Esses mortos vivos, por alguma razão,
agem como caçadores. Eles têm uma maneira de achar suas vitimas
especificas e ataca-las. Isso tem o potencial de ser muito perigoso e
poderoso se usado corretamente. PC que encontrarem mortos vivos
caçadores logo irão perceber que apenas fugir das criaturas não será
suficiente em curto prazo e eventualmente os caçadores irão achar
aqueles que eles procuram. Com sorte, os PC irão querer descobrir porque
os mortos vivos quem um tipo especifica de presa e porque ganharam essa
habilidade o que pode levar a uma incrível campanha.
3) Apenas seguindo ordens
Para
conseguirem escapar dos guardas, os heróis tiveram que passar pelas
catacumbas da velha igreja. As alcovas estão ocupadas por restos mortais
e esqueletos. O Clérigo e o Paladino resmungam uma reza em respeito aos
seus Deuses antes de passar. Entretanto quando o Guerreiro avança sem
rezar os esqueletos se levantam e atacam ele.
Apenas porque
alguns mortos vivos são sem mente, não quer dizer que eles não podem ser
ensinados ou forçados a seguir ordens básicas e especificas. ( talvez
queira dizer sim, mas poxa, vamos quebrar barreiras ). Normalmente, o PC
espera que se entrar numa lugar com mortos vivos, ele será atacado, mas
e se não for assim? E se os mortos vivos puderem fazer mais coisas? E
se eles tivessem instruções especificas? Talvez eles tenham tido a ordem
de não atacar ninguém que carrega certo símbolo? Talvez ele fosse
ordenado a atacar todos os homens e deixar as mulheres em paz? Dando
instruções básicas para mortos vivos sem mente, fará os PCs terem
duvidas durante o encontro o que só fara o mesmo ser ainda mais
divertido. Um zumbi que não pode atacar ninguém que usa manto vermelho
certamente será estranho. Esse comportamento imprevisível faz a criatura
ser um pouco mais perigosa, mas e principalmente mais interessante.
4) Item Inteligente, morto vivo burro
Nas
profundezas da catacumba o caminho começa a ficar cada vez mais
estreito. Conforme o grupo vira uma esquina eles dão de cara com um
grupo de esqueletos. Por sorte o grupo terá de enfrentar apenas dois
esqueletos por vez já que o corredor não deixa mais espaço. Os
esqueletos lutam bem melhor do que o esperado, no entanto, cortando o
grupo com espadas flamejantes. Quando os dois esqueletos finalmente caem
os dois de rás rapidamente pegam as armas caídas e continuam a lutar
com o grupo.
Parecido com o Hive Mind, você pode fazer mortos
vivos sem mente continuar sem mente e apenas introduzir um item mágico
inteligente para guiar eles. Equipar mortos vivos mais fracos com itens
mágicos poderosos fará eles se tornarem automaticamente inimigos mais
poderosos. Adicione alguma inteligência ao item e você terá algo
realmente diabólico. Isso não é algo que a maioria dos PCs pensaria em
combater. Assim que o morto vivo em posse do item cair em batalha,
outro monstro sem mente ocupa seu lugar como dono do item que irá
continuar usando sua pequena horda contra os PCs. Eventualmente ( espero
) o grupo irá perceber quem realmente é seu oponente e tentará impedir
outros mortos vivos de terem acesso ao item para facilitar o combate.
Até perceberem, se divirta.
5) Possessão
Achando que
haviam derrotado todos os mortos vivos da área, os PC resolvem retomar o
folego depois do combate. Entretanto, um dos corpos mais perto se
levanta e ataca! Ele luta bem, como se nem mesmo tivesse sido
recentemente derrotado mas mesmo assim logo ele cai. Alguns segundo
depois outro corpo se levanta. “ PORQUE ELES NÃO NOS ATACAM AO MESMO
TEMPO?” Grita o guerreiro levantando cansado sua espada larga.
Lutar
contra alguns monstros de uma vez só não é tão mal assim, mas e se um
novo oponente se levantasse sempre que um aliado caísse em combate
sempre que você derrotasse um monstro? Um espirito inteligente que
poderia habitar e controlar um corpo de um morto vivo poderoso é um
oponente BEM perigoso. Talvez seja meio complicado ajustar a mecânica
disso mas acredito no potencial de todos ( ou se muito pedirem posso
fazer algumas adaptações para seus sistemas preferidos ). O segredo para
o DM é definir bem as limitações do espirito antes de jogar essa
criatura contra o grupo.
Os ataques contra o corpo invadido pelo
espirito tem algum impacto contra o espirito? Podem os PCs escolher
atacar um ou outro caso saibam sobre a segunda entidade? Talvez quando o
espirito se mova de um corpo para o outro, apareçam sinais da mudança?
Talvez o espirito precise descansar ( mesmo que seja um round ou dois )
antes de poder entrar em outro corpo?
Deixando as mecânicas de
lado, essa é outra maneira de fazer os PCs julgarem uma situação de
forma totalmente errada, e na minha experiência, esse tipo de surpresa
com relação aos mortos vivos é a melhor opção para um bom susto e muita
emoção no encontro. Alias, um espirito pode ser bem irritante, mas e se o
encontro contar com 5 ou 6 espíritos do mesmo tipo e muitos corpos para
eles habitarem? Além dos espíritos conseguirem a força extra dos
zumbis, ele ainda teriam a inteligência pra usar táticas e até mesmo se
comunicar entre eles e o grupo. Imagine um zumbi que fala com você
enquanto tenta te infectar?
Essas são algumas dicas e
espero que tenha ajudado a dar algumas ideias para apimentar seus
encontros e com sorte apenas de ler essa matéria algumas ideias de
aventura e campanhas surgiram para vocês atazanarem seus jogadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário