Para começar, já irei oferecer duas ferramentas que acho bem práticas para ajudar você a criar monstros e NPCs. Se vc ler completamente as regras e dicas do Capitulo 9 do Dungeon Master Guide (pág 273) e usar essas ferramentas será o que basta na realidade. O resto do texto é para aqueles que ainda sentirem dúvidas ou mesmo uma ajuda por não entenderem bem inglês.
Ferramentas:
- D&D Monster Maker
- Challenge Rating Sheet (copie para seu drive)
Básico
Primeiro, vale lembrar que existem duas maneiras, que eu uso, de criar um monstro. Uma mais fácil e prática e outra mais complexa, normalmente quando você quer criar algo do 0. No final, você irá acabar usando uma mistura das duas técnicas também.Antes de falar dessas duas técnicas, vale salientar alguns pontos:
- O CR da criatura sempre será seu ponto de partida e final
- Ele é baseado unicamente na parte Ofensiva (Dano, Bônus de Ataque e Dificuldade de Salvamento para Habilidades Especiais) e Defensivas ( AC e Pontos de Vida).
- Algumas habilidades e características especiais alteram o valor básicos, mas APENAS para calcular o CR final. (pág 277 DMG).
Equilíbrio
Gostaria de deixar claro que eu sou um cara totalmente contra o equilíbrio em jogos, dado que costumo narrar minhas campanhas sempre estilo sandbox. Logo, as criaturas existem em seus lugares por motivo de trama da historia e cenário, e não para se adequarem ao nivel atual dos jogadores. Dito isso, acontece de encontrarem desafios mais poderosos, mais facies e principalmente de certos encontros mudarem após ele fugirem ou explorarem o lugar. Essa não é a maneira correta, é apenas a maneira que eu gosto de usar e a mecânica da 5a Edição,a té agora tem de mostra muito boa para esse estilo de narrativa.Sendo assim, vamos começar a pensar que você quer fazer um encontro equilibrado. A maneira mais fácil
Mesmo assim, vale lembrar que o CR de uma criatura vale muito mais como um guia do que como uma regra. O desafio real será a situação de combate E o tipo de criatura que o grupo enfrentará.
Um Kobold voador não é mais difícil de se enfrentar, a não ser que o grupo esteja despreparado e sem armas de longo alcance, logo, merecem sofrer um pouco mais. Um troll fica bem mais simples de derrotar se o grupo souber de suas fraquezas, mas isso não faz o CR diminuir. Logo, caso queira fazer um encontro equilibrado, pense nos números como um guia, mas não com a certeza que o combate será épico ou fácil, pois alem desses fatores de preparo e cenário ainda temos a sorte e azar dos dados.
Porque eu disse tudo isso? Para vocês não se preocuparem se os números demonstrarem se o inimigo ficou forte ou fraco demais. Façam como o livro diz e usando as dias desse post e testem sem dó em suas aventuras. Se ficar fácil os heróis terão uma folga, mas você irá compensar quando um dos monstros parecer mais forte. Relaxe e se divirta.
Nessa primeira parte eu acredito que vocês tenham as ferramentas necessárias para dar conta de começar a brincar. Na segunda parte eu irei criar um monstro ao mesmo tempo que explico o processo (algo que senti falta no livro, aliás) e na terceira parte irei mostrar como brincar com as regras de criação de monstro. Sendo assim, aproveitem para perguntar mais sobre o tema (assim adiciono nos futuros textos) e sugiram monstros ou tipo de inimigos que gostariam de ver nos exemplos.
Um abraço e muito XP a todos
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