quinta-feira, 23 de junho de 2016

Dica de como criar sistema próprio de RPG


Se você está lendo este texto é porquê ou está pensando em criar o seu próprio sistema ou já o está criando! Em qualquer caso, este texto está dirigido para qualquer um interessado na área e que queira tirar algumas dúvidas e decidir se será mesmo “necessário” criar um novo sistema. Vamos lá!!
Antes de tudo…
Faremos algumas perguntas para quê você possa refletir e ver se valerá a pena a criação de um novo sistema.
Existem inúmeros sistemas de RPG no mercado, então pra quê criar mais um?
Como existem vários sistemas, existem várias regras. Talvez você conheça, até tenha jogado, alguns sistemas e acabou gostando de certas regras e achando outras desnecessárias. Então você teve a ideia de unir as regras que gostou e modificar as regras que você julgou ruim. Ou talvez você tenha procurado um tipo de RPG e não tenha encontrado para o seu sistema favorito. Um exemplo é um “RPG de zumbis”. A terceira opção seria criar um sistema totalmente novo. E é aqui que faremos a segunda pergunta.
Que “tipo” de sistema você quer criar?
Como citado na pergunta anterior, o tipo de sistema definirá tudo, desde o começo da criação até o final e sua funcionalidade. Ele será um sistema baseado no d20? Um novo livro (com raça e história) para o Storyteller? O sistema novo terá um tipo de campanha específica? (por exemplo “Viagens Interestelares” ou uma história apocalíptica) O sistema será voltado para quê tipo de jogo? Medieval, futurista, realista… São muitas as perguntas no início antes de definir que tipo de sistema você irá criar, e responder estas perguntas é a primeira coisa que você deverá fazer para poder traçar um caminho para criar o seu sistema. Vamos aos tipos de sistemas:
Existem variados tipos de RPG à ser criado
Sistema modificado
Neste tipo, o criador pegou várias regras de sistemas diferentes e as uniu, formando um novo sistema. Nesse tipo de “sistema próprio” você pode fazer coisas relativamente simples à coisas mais complexas. Talvez você tenha pego a ficha de personagem Storyteller e mudou alguns pontos que você julgou necessário para melhorá-la, e isto é um exemplo de algo mais simples. Um exemplo de algo mais complexo é você ter pego o sistema Storyteller e mudado as regras básicas de combate para algo parecido com o sistema de combate do d20, mudou também a ficha de personagem retirando algumas coisas e acrescentando outras, retirou o modo de como o personagem recebe dano e colocou pontos de vida baseado no atributo Vigor (parecido com o D&D), entre outras mudanças. Você pode notar que neste segundo exemplo muito mais foi modificado do sistema original. Mas por mais que você modifique, implemente e retire algumas regras o sistema original sempre estará lá e qualquer pessoa que conheça o sistema que você se baseou irá saber que o seu sistema possui regras que foram retiradas de outros livros. Note que não estou falando que por este fato o novo sistema será ruim, somente que as regras serão conhecidas.
História/Cenário baseado em sistema existente
Ao criar um sistema você deverá escolher quais dados ele utilizará
Você é Mestre/Jogador do, por exemplo, sistema d20 e quer criar uma aventura galáctica e não achou nenhum material bom para aventuras futuristas, então você decide criar este material. Neste caso você não está modificando as regras do sistema, e sim criando um Cenário, com pequenas modificações. Modificações estas que normalmente são as perícias disponíveis, raças, classes, itens e etc. Neste caso as regras básicas do sistema não são alteradas.
Sistema totalmente novo
Estes são sistemas criados a partir do zero. Eles sem dúvida são os mais criativos e os mais reconhecidos porém é o tipo de sistema que mais dá trabalho de criar pois você estará criando realmente TUDO (regras, itens, jogabilidade, história, etc) do “nada”. Você terá que escolher os dados que farão parte do sistema, como serão feitas as jogadas de teste, o quê terá na ficha do personagem e como distribuir os pontos… Realmente dá um grande trabalho porém o esforço é totalmente recompensado quando você finalmente termina o sistema e começa a jogá-lo com seus amigos! =’)
O quê você acha de criar o seu próprio universo?
Dicas Importantes!
A pressa é a inimiga da perfeição!
Um dos fatores que costumam estragar um sistema em construção ou até mesmo fazer o criador deixar de lado o projeto é a pressa excessiva em terminá-lo! Como o próprio nome já diz, se você quer algo bem feito… Não tenha pressa!
Tenha foco e pense em uma coisa de cada vez!
Quando estiver trabalhando, por exemplo, com as classes, pense nas classes! É claro, você pode pensar em quais raças irá criar e quais raças se beneficiariam de tal classe… Mas não deixe de focar o assunto em questão, se não você vai deixar a parte das classes incompleto e começar outro que possivelmente deixará incompleto também, e isso vai fazer uma bagunça no teu sistema!
Seja organizado!
Com uma boa organização você saberá onde estão as coisas (por exemplo uma regra sobre combate que você está em dúvida) caso queira mudar ou ler novamente. E não pense que organizar as coisas consome o seu tempo, pelo contrário, você ganha tempo as organizando!

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