terça-feira, 14 de junho de 2016

11 maneiras de ser um jogador de RPG melhor

11 maneiras de ser um jogador de RPG melhor
Eu tenho lido um monte de artigos onlines sobre como ser um bom Narrador. É algo que me fascina. Eu sempre quero melhorar ao narrar meus jogos, eu me esforço nesse ponto. É algo que faço com muita paixão. Eu leio mais livros sobre Narração do que os livros que tenho que ler para a faculdade.
É incrivelmente raro, no entanto, achar matérias que ensinam você a ser um bom jogador e com certeza elas deveriam ser mais comuns não acham? Sem dúvida para cada Narrador deve haver uma média de quatro jogadores correto? Existe essa estranha responsabilidade que toda a diversão recai nas costas de uma pessoa por trás dos escudos de mestre e que os jogadores estão lá apenas para absorver tudo. Uma grande besteira sem dúvida.
Logo, isso é algo que escrevi sobre, porque não tem o suficiente online. Um monte de dicas que eu peguei nesse thread que comecei no Reddit e dos meus amigos no Facebook, esse video do Improv e o livro de Graham Walmsley (Playing Unsafe ). Obrigados a todos pela sua sabedoria.
Nota: Eu não sou perfeito! Obviamente. Uma olhada na minha cara e você saberá disso. Não posso pretender, no entanto, que eu uso todas essas coisas de uma vez todas as vezes; são apenas dicas, eu acho, que vem de um exagero de tempo jogando RPG dos dois lados do escudo e olhando para os jogadores e observando o que eu gostava e o que não gostava. Com sorte você irá tirar algo de útil disso se você jogar vários jogos.

01 – Faça coisas

echo-x
Artista: echo-x
A primeira coisa que você tem que pensar como Jogador é fazer coisas; é o que você deve estar pensando em todos os momentos – “Quais são meus objetivos? E o que posso fazer para atingi-los?” Você é a estrela do seu universo particular e você não chegará a lugar nenhum sentado e esperando a aventura chegar até você e bater na sua cara.
Investigue coisas. Faça perguntas. Siga as Pistas. Ninguém precisa que você aponte que isso é uma trama obvia enquanto você faz isso. Misture as cenas, fale com as pessoas. Se você não está jogando com o tipo de personagem que faria esse tipo de coisas, ache alguma coisa que você possa afetar e aja em cima disso.
Se você se encontrar empurrada para atrás das cenas e contando os botões – porque um personagem tão chato está andando com a galera que Faz As Coisas?
Seja ativo e não passivo. Se você não aprender nada desse artigo pelo menos aprenda isso.

02 – Lembre-se que seu personagem não existe fora das coisas que você disse

caiomm
Artista: caiomm
Você pode escrever quantas páginas de historia quiser amigo, mas ela não vai adiantar de nada no jogo a menos que você mostre elas acontecendo. Você é um negociante sagaz? Massa. Faça algumas negociações, de modo sagaz, na frente de todos. Você é um saxofonista gostoso de jazz? Toque o saxofone. Você é um elfo selvagem que tem problemas em lidar com o mundo civilizado? Tenha problemas ao lidar com essas interações!Não sente-se numa arvore e fique em silencio né rapaz!
Isso se liga ao primeiro ponto na realidade; você apenas existe através de suas ações. Não é da responsabilidade dos outros jogadores lerem sua historia e seus personagens não podem ler mentes. Bem, talvez alguns possam, mas você entendeu. Eles não deveriam poder,
Logo, mostre seus talentos, seus atributos, suas fraquezas e suas conexões. Pegue cada oportunidade para mostrar e nao dizer, para as outras pessoas da mesa sobre o que é o seu personagem.

03 – Não tente parar as coisas

03-11-maneiras-de-ser-um-jogador-de-RPG-melhor
Artista: Sebastien-Ecosse
Negas as ações de outro jogador é realmente algo inútil de se fazer; você elimina duas possibilidades de mudança de historia e destrói as duas possibilidades tão forte que nada funciona. Por exemplo, seu guerreiro tenta dar um soco na cara de alguém, mais o monge é contra, logo ele segura a mão do monge. Em termos de jogo nada aconteceu. Tudo o que você foi feito é uma enorme perda de tempo que não temos.
Ao invés disso, vá no embalo. Construa. Se o guerreiro quer quebrar o nariz de alguém, o que irá acontecer depois? O monge irá correr para ajudar o cara que apanhou? Irá dar uma bronca no guerreiro? Irá se desculpar com os amigos do rapaz que teve o nariz quebrado antes que a treta comece? Irá salvar o guerreiro da brig que esta por vir mesmo que seja contra a sua vontade? Ou irá jogar o maior cara da taverna na cara dele para ensinar uma lição? Esses são exemplos de historias interessantes. Parar ele de fazer alguma coisa não é.

04 – Tome controle total de seu personagem

Artista: echo-x
Artista: echo-x
“Meu personagem não faria isso” é uma desculpa bem chata, uma enorme NÃO na historia fundamental do jogo.É uma recusa de participar do jogo na cara.
Ao invés de começar trancado em noções pré-concebidas sobre o que seu personagem pode ou não fazer, abrace as complicações e faça, mas tente trabalhar o porque. Porque o seu Ladino está fazendo essa missão para a igreja? Ele tem motivos secretos? É pelo sentimento de companheirismo com o resto do grupo? Personagens em situações inconfortáveis são o arroz com feijão do drama.
(Você lembra aquela historia famosa sobre o hobbit que disse pro Gandalf pastar e ficou sentado em sua casa cortando as unhas do pé o dia inteiro antes que sua vila seja engolida pelos exércitos da escuridão? Não. Obvio que não. Então coloque sua mochila e saia pra aventura Frodo)
Se você continua explicando suas ações ou não querendo participar das decisões do grupo por causa dos motivos do personagem…bem meu querido, talvez os motivos de seu personagem estejam errados. Eles não são escritos na pedra. O grupo é o principal, não seu personagem estrela e se ele não está funcionando, deixe ele na próxima vila e talvez tente jogar com alguém que seja aberto a novas ideias. Talvez seja o caso de trabalhar com o grupo em um personagem que encaixe nele.
Seu personagem é parte da historia; não a historia dele..

05 -Não ataque os outros jogadores

Artista: caiomm
Artista: caiomm
Olha, mais um ladrão que adora furtar coisas do grupo! E veja, seu Furtar Bolsos é tão alto que ninguém vai perceber! Cara, que legal.
Maldito seja ele. Ninguém gosta dele. (Ele geralmente joga de Kender, e eu sou totalmente a favor dessa raça ser extinta de todos os RPGs. Eu não acho genocídio um crime se for sobre Kender.) Se você furta de outros jogadores, você está exercendo poder sobre eles de uma forma horrível. Se eles descobrirem o que eles irão fazer? Você irá forçar o problema a escalar? Será justo se eles matarem você por isso? É divertido para eles?
De modo similar, atacar outro jogador é tão horrível quanto. Eu entendo sistemas que dão suporte e encorajam isso, obviamente – algo como Paranoia ou Dogs in the Vineyard – mas por favor galera, deem um tempo. Eu tenho muita dificuldade em achar como isso pode melhorar o jogo; se o seu grupo é de boa com isso, discuta com eles antes. Mas não me chame pra esse jogo.
Tem um monte de coisa para você roubar, bater e matar que não ficará ofendido quando você o fizer, então incomode eles antes.

06 – Conheça o sistema, não seja um advogado de regras

Artista: Sebastien-Ecosse
Artista: Sebastien-Ecosse
Se você conhece o sistema, você será mais fácil para o narrador, pois saberá os limites do seu personagem. Você pode calcular as chances de falhar ou ter sucesso ao participar de uma ação qualquer, assim como na vida real. Você pode analisar situações e agir de acordo porque  você conhece as regras do mundo.
(Novos jogadores, obviamente, tem um passe livre nessa. Tente, no entanto, se esforçar em aprender as regras se você quer gostou do hobby.)
Mas pelo amor dos Deuses, não seja um advogado de regras. Não faça isso. Não é difícil de fazer, porque aqui vai um guia simples – se você esta discutindo regra mais do que 20 segundos, você está sendo um advogado de regras. Você é o vigia dos jogos de RPGs e você precisa parar de falar, porque você está acabando com a diversão do jogo.
Tem horas que as regras estão erradas e isso está ok, mas não lembro daquela vez que o cara lembrou de uma regra e todos rimos e tivemos um grande jogo porque fizemos o Narrador mudar ela.

07 – De atenção ao jogo. Se você não pode dar total atenção, saia da mesa

Artista: Hideyoshi
Artista: Hideyoshi
Hey! O que você está jogando ai no seu celular? Ah, é Candy Crush Saga? Que legal, com todos esses dados e fichas de personagem acabei tendo a impressão que estávamos jogando Dungeons & Maldito Dragons, eu devo ter errado completamente.
É difícil pensar numa maneira de menosprezar o jogo de alguém do que jogar outro jogo durante ele. Se você se encontra tão entediado ao ponto de jogar um jogo no celular, ou lendo um livro, ou vendo seu Facebook, então saia do jogo. Você está drenando sua própria presença do grupo. I prefiro uma cadeira vazia do que alguém que não está prestando atenção no jogo porque eu não tenho que divertir a cadeira.
E obviamente, é tarefa do Narrador oferecer divertimento no jogo. Não é uma coisa de um lado apenas. Voltando ao ponto um, aja sempre que puder. Dê a eles algumas coisas para trabalhar. A menos que você esteja pagando eles, eles não tem a obrigação de dançar como macacos de circo para vocês apenas porque estão atrás do escudo.

08 – Se você fez alguem se sentir desconfortável, desculpe-se e fale com eles sobre isso

08-11-maneiras-de-ser-um-jogador-de-RPG-melhor
Artista: caiomm
Eu tenho uma regra em meus jogos e a regra é: ” Nada transa com qualquer outra coisa”. Simples. Limpo. Elegante. Sem conduta sexual; é geralmente estranho. Eu rolo testes de sedução, obviamente e isso é normal. Eu tive personagens profundamente afetados por estupro. Mas, e isso é crucial, nada transa com nada “in game”.
E esse é o ponto; em situações como as que nos encontramos todos os dias, é fácil fazermos pessoas se sentirem desconfortáveis. Talvez seja tão importante quanto discutir bebês mortos ou bestialidade; talvez seja algo mais benigno como ser rude ou conversando com eles dentro do jogo.
Se você acredita que incomodou alguém, pergunte a eles discretamente. E se tiver, desculpe-se e pare de falar sobre essa coisa.Não é física quântica; é como você deve agir como um ser humano social funcional e de alguma maneira porque você está fingindo ser um halfling por um tempo acabamos esquecendo como fazer.
Resumindo, seja legal. Seja MUITO legal. Ninguém vai pensar menos de você por isso.

09 – Seja um Narrador

Artista: Sebastien-Ecosse
Artista: Sebastien-Ecosse
Os livros do Mundo das Trevas chamam Mestres de Narradores, porque eles obviamente são incapazes de chamar uma espada de espada. Mas eles tem um ponto; um Mestre etá narrando historias. É fácil de esquecer que os personagens estão fazendo isso também.
Então se esforcem um pouco que tal? Diga algumas palavras. Desenvolva a voz e postura do seu personagem. Descreva suas ações. Trabalhe com o Narrador para polir algumas descrições ou simplesmente faça suposições e descreva elas e veja se cola. Um bom Narrador irá utilizar o que você for falar de qualquer forma, a não ser que vá contra a historia.
De modo similar.  a concisão é a alma do argumento. Um bom Narrador não faz monólogos ou faz seus NPCs terem longas discussões entre eles ou mesmo faz os personagens sentarem e ficarem observando o o mundo rodar na frente deles.Então saiba quando ficar quieto também e faça suas descrições curtas – a menos que você seja um incrível narrador, obviamente. Mas rápido e direto geralmente é o melhor que longo e florido.

10 – Abrace a Falha

Artista: DirkLoechel
Artista: DirkLoechel
Falha pode ser algo embaraçoso. Eu sei que eu fico bem irritado quando o dado não trabalha em meu favor – quando você esperou eras para ter seu turno em um jogo grande por exemplo ou quando eu for usar um poder especial ou quando eu descrevi uma ação legal – e eu xingo muito o dado também. E nada de palavrão “gentil”. É mais uma linguagem do tipo “esse cara vai ficar bem”.
E isso não é legal. Eu preciso aprender a tratar falha como um gancho para a historia e não um bloqueio. Porque eu errei? Porque minha jogada de intimidação não deu certo? Porque eu não abri a fechadura? Porque eu fui visto? Quem descobriu que eu sou um traidor? Que outra opção eu posso explorar?
Alguns sistemas trabalham isso por padrão – Dungeon World por exemplo – e eles te dão a habilidade de alguma forma afetar o mundo sempre que rola o dado, não apenas uma falha em afetar os Pontos de Vida de alguém. Isso é ótimo! Nós precisamos entrar nessa mentalidade como padrão. Temos que ver nossas falhas como problemas e explicar o porque nossos personagens não conseguiram atingir seus objetivos e precisamos entender  que a falha não é o fim do mundo.

11 – Jogue o Jogo

Artista: caiomm
Artista: caiomm
Esse é o jogo. Não é um desafio que existe apenas na mente do seu Narrador. Esse não é o arco historico pessoal do seu personagem. Esse jogo não é uma desculpa para irritar um dos jogadores. Não é uma mesa para você se sentar em silencio. Isso é um jogo.
Nós combinamos de jogar juntos. Estamos todos contando uma historia um com o outro e de um para outro e a historia vem sempre em primeiro lugar. Dê uma segurada no calor do combate; dê uma segurada na relação complexa do seu personagem com sua mãe meia-drow; dê uma segurada da maneira que o jogador do Paladino continua roubando seu dado.
Esse é um jogo. Respeito os outros jogadores. Respeita a historia e aja em serviço dela. Respeite o fato que você nem sempre irá conseguir fazer as coisas da sua maneira e que não conseguir da sua maneira pode ser bem legal.
Faça o melhor para o jogo. Faça o que for melhor para a historia. Seja ativo! Seja positivo! Seja interessante! Mude as coisas! Se você nao puder sair no final da noite com uma boa memoria, com alguma coisa que você possa falar no bar por anos a vir, bem todo mundo da mesa falhou.
Espero que tenham gostado da matéria, muitas dicas eu sempre dito nas minhas primeiras sessões e outras vou começar a utilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário