Eu tenho lido um monte de artigos
onlines sobre como ser um bom Narrador. É algo que me fascina. Eu sempre
quero melhorar ao narrar meus jogos, eu me esforço nesse ponto. É algo
que faço com muita paixão. Eu leio mais livros sobre Narração do que os
livros que tenho que ler para a faculdade.
É
incrivelmente raro, no entanto, achar matérias que ensinam você a ser
um bom jogador e com certeza elas deveriam ser mais comuns não acham?
Sem dúvida para cada Narrador deve haver uma média de quatro jogadores
correto? Existe essa estranha responsabilidade que toda a diversão recai
nas costas de uma pessoa por trás dos escudos de mestre e que os
jogadores estão lá apenas para absorver tudo. Uma grande besteira sem
dúvida.
Logo, isso é algo que escrevi sobre, porque não tem o suficiente online. Um monte de dicas que eu peguei nesse thread que comecei no Reddit e dos meus amigos no Facebook, esse video do Improv e o livro de Graham Walmsley (Playing Unsafe ). Obrigados a todos pela sua sabedoria.
Nota:
Eu não sou perfeito! Obviamente. Uma olhada na minha cara e você saberá
disso. Não posso pretender, no entanto, que eu uso todas essas coisas
de uma vez todas as vezes; são apenas dicas, eu acho, que vem de um
exagero de tempo jogando RPG dos dois lados do escudo e olhando para os
jogadores e observando o que eu gostava e o que não gostava. Com sorte
você irá tirar algo de útil disso se você jogar vários jogos.
01 – Faça coisas
A
primeira coisa que você tem que pensar como Jogador é fazer coisas; é o
que você deve estar pensando em todos os momentos – “Quais são meus
objetivos? E o que posso fazer para atingi-los?” Você é a estrela do seu
universo particular e você não chegará a lugar nenhum sentado e
esperando a aventura chegar até você e bater na sua cara.
Investigue
coisas. Faça perguntas. Siga as Pistas. Ninguém precisa que você aponte
que isso é uma trama obvia enquanto você faz isso. Misture as cenas,
fale com as pessoas. Se você não está jogando com o tipo de personagem
que faria esse tipo de coisas, ache alguma coisa que você possa afetar e
aja em cima disso.
Se
você se encontrar empurrada para atrás das cenas e contando os botões –
porque um personagem tão chato está andando com a galera que Faz As
Coisas?
Seja ativo e não passivo. Se você não aprender nada desse artigo pelo menos aprenda isso.
02 – Lembre-se que seu personagem não existe fora das coisas que você disse
Você
pode escrever quantas páginas de historia quiser amigo, mas ela não vai
adiantar de nada no jogo a menos que você mostre elas acontecendo. Você
é um negociante sagaz? Massa. Faça algumas negociações, de modo sagaz,
na frente de todos. Você é um saxofonista gostoso de jazz? Toque o
saxofone. Você é um elfo selvagem que tem problemas em lidar com o mundo
civilizado? Tenha problemas ao lidar com essas interações!Não sente-se numa arvore e fique em silencio né rapaz!
Isso
se liga ao primeiro ponto na realidade; você apenas existe através de
suas ações. Não é da responsabilidade dos outros jogadores lerem sua
historia e seus personagens não podem ler mentes. Bem, talvez alguns
possam, mas você entendeu. Eles não deveriam poder,
Logo,
mostre seus talentos, seus atributos, suas fraquezas e suas conexões.
Pegue cada oportunidade para mostrar e nao dizer, para as outras pessoas
da mesa sobre o que é o seu personagem.
03 – Não tente parar as coisas
Negas
as ações de outro jogador é realmente algo inútil de se fazer; você
elimina duas possibilidades de mudança de historia e destrói as duas
possibilidades tão forte que nada funciona. Por exemplo, seu guerreiro
tenta dar um soco na cara de alguém, mais o monge é contra, logo ele
segura a mão do monge. Em termos de jogo nada aconteceu. Tudo o que você foi feito é uma enorme perda de tempo que não temos.
Ao invés disso, vá no embalo. Construa.
Se o guerreiro quer quebrar o nariz de alguém, o que irá acontecer
depois? O monge irá correr para ajudar o cara que apanhou? Irá dar uma
bronca no guerreiro? Irá se desculpar com os amigos do rapaz que teve o
nariz quebrado antes que a treta comece? Irá salvar o guerreiro da brig
que esta por vir mesmo que seja
contra a sua vontade? Ou irá jogar o maior cara da taverna na cara dele
para ensinar uma lição? Esses são exemplos de historias interessantes.
Parar ele de fazer alguma coisa não é.
04 – Tome controle total de seu personagem
“Meu
personagem não faria isso” é uma desculpa bem chata, uma enorme NÃO na
historia fundamental do jogo.É uma recusa de participar do jogo na cara.
Ao
invés de começar trancado em noções pré-concebidas sobre o que seu
personagem pode ou não fazer, abrace as complicações e faça, mas tente
trabalhar o porque. Porque o seu Ladino está fazendo essa missão para a
igreja? Ele tem motivos secretos? É pelo sentimento de companheirismo
com o resto do grupo? Personagens em situações inconfortáveis são o
arroz com feijão do drama.
(Você
lembra aquela historia famosa sobre o hobbit que disse pro Gandalf
pastar e ficou sentado em sua casa cortando as unhas do pé o dia inteiro
antes que sua vila seja engolida pelos exércitos da escuridão? Não.
Obvio que não. Então coloque sua mochila e saia pra aventura Frodo)
Se
você continua explicando suas ações ou não querendo participar das
decisões do grupo por causa dos motivos do personagem…bem meu querido,
talvez os motivos de seu personagem estejam errados. Eles não são
escritos na pedra. O grupo é o principal, não seu personagem estrela e
se ele não está funcionando, deixe ele na próxima vila e talvez tente
jogar com alguém que seja aberto a novas ideias. Talvez seja o caso de
trabalhar com o grupo em um personagem que encaixe nele.
Seu personagem é parte da historia; não a historia dele..
05 -Não ataque os outros jogadores
Olha,
mais um ladrão que adora furtar coisas do grupo! E veja, seu Furtar
Bolsos é tão alto que ninguém vai perceber! Cara, que legal.
Maldito seja ele. Ninguém gosta dele. (Ele geralmente joga de Kender,
e eu sou totalmente a favor dessa raça ser extinta de todos os RPGs. Eu
não acho genocídio um crime se for sobre Kender.) Se você furta de
outros jogadores, você está exercendo poder sobre eles de uma forma
horrível. Se eles descobrirem o que eles irão fazer? Você irá forçar o
problema a escalar? Será justo se eles matarem você por isso? É
divertido para eles?
De
modo similar, atacar outro jogador é tão horrível quanto. Eu entendo
sistemas que dão suporte e encorajam isso, obviamente – algo como Paranoia ou Dogs in the Vineyard
– mas por favor galera, deem um tempo. Eu tenho muita dificuldade em
achar como isso pode melhorar o jogo; se o seu grupo é de boa com isso,
discuta com eles antes. Mas não me chame pra esse jogo.
Tem um monte de coisa para você roubar, bater e matar que não ficará ofendido quando você o fizer, então incomode eles antes.
06 – Conheça o sistema, não seja um advogado de regras
Se
você conhece o sistema, você será mais fácil para o narrador, pois
saberá os limites do seu personagem. Você pode calcular as chances de
falhar ou ter sucesso ao participar de uma ação qualquer, assim como na
vida real. Você pode analisar situações e agir de acordo porque você
conhece as regras do mundo.
(Novos
jogadores, obviamente, tem um passe livre nessa. Tente, no entanto, se
esforçar em aprender as regras se você quer gostou do hobby.)
Mas
pelo amor dos Deuses, não seja um advogado de regras. Não faça isso.
Não é difícil de fazer, porque aqui vai um guia simples – se você esta
discutindo regra mais do que 20 segundos, você está sendo um advogado de
regras. Você é o vigia dos jogos de RPGs e você precisa parar de falar,
porque você está acabando com a diversão do jogo.
Tem
horas que as regras estão erradas e isso está ok, mas não lembro
daquela vez que o cara lembrou de uma regra e todos rimos e tivemos um
grande jogo porque fizemos o Narrador mudar ela.
07 – De atenção ao jogo. Se você não pode dar total atenção, saia da mesa
Hey!
O que você está jogando ai no seu celular? Ah, é Candy Crush Saga? Que
legal, com todos esses dados e fichas de personagem acabei tendo a
impressão que estávamos jogando Dungeons & Maldito Dragons, eu devo ter errado completamente.
É difícil pensar numa maneira de menosprezar o jogo de alguém do que jogar outro jogo
durante ele. Se você se encontra tão entediado ao ponto de jogar um
jogo no celular, ou lendo um livro, ou vendo seu Facebook, então saia do
jogo. Você está drenando sua própria presença do grupo. I prefiro uma
cadeira vazia do que alguém que não está prestando atenção no jogo
porque eu não tenho que divertir a cadeira.
E
obviamente, é tarefa do Narrador oferecer divertimento no jogo. Não é
uma coisa de um lado apenas. Voltando ao ponto um, aja sempre que puder.
Dê a eles algumas coisas para trabalhar. A menos que você esteja
pagando eles, eles não tem a obrigação de dançar como macacos de circo
para vocês apenas porque estão atrás do escudo.
08 – Se você fez alguem se sentir desconfortável, desculpe-se e fale com eles sobre isso
Eu
tenho uma regra em meus jogos e a regra é: ” Nada transa com qualquer
outra coisa”. Simples. Limpo. Elegante. Sem conduta sexual; é geralmente
estranho. Eu rolo testes de sedução, obviamente e isso é normal. Eu
tive personagens profundamente afetados por estupro. Mas, e isso é
crucial, nada transa com nada “in game”.
E
esse é o ponto; em situações como as que nos encontramos todos os dias,
é fácil fazermos pessoas se sentirem desconfortáveis. Talvez seja tão
importante quanto discutir bebês mortos ou bestialidade; talvez seja
algo mais benigno como ser rude ou conversando com eles dentro do jogo.
Se você acredita que incomodou alguém, pergunte a eles discretamente. E se tiver, desculpe-se e pare de falar sobre essa coisa.Não
é física quântica; é como você deve agir como um ser humano social
funcional e de alguma maneira porque você está fingindo ser um halfling
por um tempo acabamos esquecendo como fazer.
Resumindo, seja legal. Seja MUITO legal. Ninguém vai pensar menos de você por isso.
09 – Seja um Narrador
Os
livros do Mundo das Trevas chamam Mestres de Narradores, porque eles
obviamente são incapazes de chamar uma espada de espada. Mas eles tem um
ponto; um Mestre etá narrando historias. É fácil de esquecer que os
personagens estão fazendo isso também.
Então
se esforcem um pouco que tal? Diga algumas palavras. Desenvolva a voz e
postura do seu personagem. Descreva suas ações. Trabalhe com o Narrador
para polir algumas descrições ou simplesmente faça suposições e
descreva elas e veja se cola. Um bom Narrador irá utilizar o que você
for falar de qualquer forma, a não ser que vá contra a historia.
De
modo similar. a concisão é a alma do argumento. Um bom Narrador não
faz monólogos ou faz seus NPCs terem longas discussões entre eles ou
mesmo faz os personagens sentarem e ficarem observando o o mundo rodar
na frente deles.Então saiba quando ficar quieto também e faça suas
descrições curtas – a menos que você seja um incrível narrador,
obviamente. Mas rápido e direto geralmente é o melhor que longo e
florido.
10 – Abrace a Falha
Falha
pode ser algo embaraçoso. Eu sei que eu fico bem irritado quando o dado
não trabalha em meu favor – quando você esperou eras para ter seu turno
em um jogo grande por exemplo ou quando eu for usar um poder especial
ou quando eu descrevi uma ação legal – e eu xingo muito o dado também. E
nada de palavrão “gentil”. É mais uma linguagem do tipo “esse cara vai
ficar bem”.
E isso não é
legal. Eu preciso aprender a tratar falha como um gancho para a historia
e não um bloqueio. Porque eu errei? Porque minha jogada de intimidação
não deu certo? Porque eu não abri a fechadura? Porque eu fui visto? Quem
descobriu que eu sou um traidor? Que outra opção eu posso explorar?
Alguns
sistemas trabalham isso por padrão – Dungeon World por exemplo – e eles
te dão a habilidade de alguma forma afetar o mundo sempre que rola o
dado, não apenas uma falha em afetar os Pontos de Vida de alguém. Isso é
ótimo! Nós precisamos entrar nessa mentalidade como padrão. Temos que
ver nossas falhas como problemas e explicar o porque nossos personagens
não conseguiram atingir seus objetivos e precisamos entender que a
falha não é o fim do mundo.
11 – Jogue o Jogo
Esse
é o jogo. Não é um desafio que existe apenas na mente do seu Narrador.
Esse não é o arco historico pessoal do seu personagem. Esse jogo não é
uma desculpa para irritar um dos jogadores. Não é uma mesa para você se
sentar em silencio. Isso é um jogo.
Nós
combinamos de jogar juntos. Estamos todos contando uma historia um com o
outro e de um para outro e a historia vem sempre em primeiro lugar. Dê
uma segurada no calor do combate; dê uma segurada na relação complexa do
seu personagem com sua mãe meia-drow; dê uma segurada da maneira que o
jogador do Paladino continua roubando seu dado.
Esse
é um jogo. Respeito os outros jogadores. Respeita a historia e aja em
serviço dela. Respeite o fato que você nem sempre irá conseguir fazer as
coisas da sua maneira e que não conseguir da sua maneira pode ser bem
legal.
Faça o melhor para o
jogo. Faça o que for melhor para a historia. Seja ativo! Seja positivo!
Seja interessante! Mude as coisas! Se você nao puder sair no final da
noite com uma boa memoria, com alguma coisa que você possa falar no bar
por anos a vir, bem todo mundo da mesa falhou.
Espero que tenham gostado da matéria, muitas dicas eu sempre dito nas minhas primeiras sessões e outras vou começar a utilizar.
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