sexta-feira, 10 de junho de 2016

Review – Livros sobre Golarion o cenário de Pathfinder RPG

"Uma das coisas mais divertidas de Golarion, o cenário oficial de Pathfinder RPG, é a quantidade de conteúdo que ele tem, desde suplementos a livros de historias do mundo. Segue aqui um breve review de uma das sagas que mais gosto e acompanho do meu bom amigo Bruno."

leandropug
Post originalmente feito no grupo Pathfinder Brasil no Facebook
1 – Prince of Wolves
2 – Master of Devils
3 – Queen of Thorns
4 – King of Chaos
5 – Lord of Runes
Esses 5 livros foram escritos por Dave Gross, em diferentes anos. Ele foi o primeiro a escrever um romance para Golarion e desde então vem aprimorando o cenário com seus livros.
Varian_Jeggare
Varian Jeggare
Os romances acompanham a história de um meio-elfo – Varian Jeggare – e um thiefling – Radovan.
A relação desses dois personagens é bem típica, enquanto Varian Jeggare é um conde de Cheliax membro da Pathfinder Society, Radovan é seu guarda-costas. O que difere deles é que eles mantem a origem racial mista, e por isso acabam se identificando, mesmo sendo de camadas sociais tão distintas.
No primeiro livro, Prince of Wolves, Conde Varian Jeggare está em Ustalav – a região gótica de Golarion – para desvendar o desaparecimento de um Pathfinder. Eles recebem ajudas inusitadas e também percebem que não basta resolver o crime em questão, precisarão lidar com forças ocultas.
A grande ideia do livro é fazer você entender os personagens, conhecer suas características, apresentar seus pontos fortes e fracos. A ambientação em Ustalav é muito bacana, local muito sombrio, com intrigas e cheio de criaturas já conhecidas nos romances populares.
Para alguns que gostam de ação talvez esse livro seja um pouco “parado” mas as interações entre os personagens e suas descobertas, além do estilo noir, agradam até os mais exigentes.
No segundo livro, Master of Devils, Varian viaja para a distante Tian Xia – uma terra de cultura oriental de Golarion. Nesse livro os dois acabam se separando. O cenário como era de se esperar é mítico, lembrei-me muito dos filmes de wushu. Radovan tem grandes descobertas a respeito de seu passado (a parte não humana) e Varian passa por um intensivo de humildade.
Parece que o segundo livro revela aspectos novos da personalidade dos protagonistas, mas com o tempo eu entendi que é a intensa experiência mudando cada um deles individualmente. O desfecho dessa trama irá “ecoar” nos outros livros.
No terceiro livro, Queen of Thorns, Varian é convidado a visitar Kyonin – a terra dos elfos. Aqui consegue-se ter um pouco de entendimento sobre elfos, seus preconceitos, suas falhas. Ao investigar o desaparecimento de um druida, Varian conhece um pouco mais do seu passado élfico e também vê que as florestas fechadas de Kyonin não são um “mar de rosas”, existe a mácula até mesmo lá. Uma parte que me chamou muita atenção no livro foi sobre gnomos, foi um toque de humor e drama dentro do livro. No final Varian recebe um importante aliado e de quebra faz inimizades com a Pathfinder Society de Cheliax, por um bem maior.
Radovan
Radovan
O quarto livro, King of Chaos, traz a problemática da “ferida do mundo” para a vida de Varian, ele precisa resgatar um livro que acredita ser uma chave importante para a vitória dos demônios do Abismo. Radovan tem problemas com sua ancestralidade e promete causar muito transtorno. Obviamente como era de se esperar, uma paladina acompanha o grupo, o que te faz pensar nos problemas que ela e Radovan possa ter. O romance se passa quase na mesma cronologia dos acontecimentos do Adventure Path: Wrath of the Righteous, dando uma imersão bem boa para mestres que queiram utilizar-se dessa aventura.
O quinto livro, Lord of Runes, trata um pouco sobre a civilização perdida dos Tassilônicos e os Lordes Rúnicos. Ao atender o testamento de um amigo, Varian se envolve em um jogo de seguir pistas para desvendar a situação da morte do camarada Pathfinder. Uma boa parte do livro se passa em Kaer Maga – cidade de Varisia com um histórico muito bacana – e outra pincelada de como é Hold of Belkzen. Como era de se esperar, e pela progressão dos livros, existe muito conteúdo de alto nível aqui por isso terá grandes demonstrações de poder.
Tentei não me aprofundar muito na história, mas todos os livros contem, além dos personagens principais, personagens secundários que dão mais sabor as aventuras. Radovan é um mulherengo, e como pode-se esperar ele faz cantadas divertidas em diversas partes durante a série de livros. Já Varian é mais do tipo romântico e escolhe a dedo suas parceiras. Além das parceiras que surgem e vão, coadjuvantes podem ser contratados, amigos, personalidades com objetivo em comum, tem para todos os gostos e a interação entre eles é fantástica.
Outra questão interessante é que não fica aparente a “classe” de cada um dos personagens. Enquanto o Radovan parece ser um guerreiro ou ladino, o Varian… bem, acho melhor você mesmo descobrir.
Cada livro pode ser lido separadamente, pois eles tenta isolar a história fazendo menções rápidas a livros anteriores para explicar algo, então você não ficará perdido. Ainda sim recomendo fortemente a leitura de todos eles na sequência. Existem também as web fictions que são anteriores ao primeiro livro, elas podem dar um embasamento ainda maior.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário